Confira o calendário de encontros do clube de leituras Léia Mulheres SIM!

19/08/2024 14:43

 

 

Os clubes de leitura são oportunidades de encontro e discussão de diferentes temáticas a partir da leitura de obras literárias ou cinematográficas.

 

O clube de leituras Léia Mulheres SIM! convida à todos para participarem dos encontros do clube.

 

Os encontros acontecerão nas terceiras ou quartas quintas-feiras do mês, com duração aproximada de 1h e entrada gratuita. Os encontros são presenciais, nas dependências do CED, nas datas previstas no cronograma, às 16h. Os participantes receberão certificado.

 

Confira o calendário da primeira temporada do clube, com as datas e obras a serem discutidas no semestre de 2024.2:

 

Setembro | Mediação Profª Ana Cláudia de Oliveira Segura

19/09 Transferido para 26/09 |  A morte é um dia que vale a pena viver, Ana Cláudia Quintana Arantes 

Sinopse: Sobre a arte de ganhar existem muitas lições, mas e sobre a arte de perder? Ninguém quer falar a respeito disso, mas a verdade é que passamos muito tempo da vida em grande sofrimento quando perdemos bens, pessoas, realidades, sonhos.   

Saber perder é a arte de quem conseguiu viver plenamente o que ganhou um dia.

Em 2012, Ana Claudia Quintana Arantes deu uma palestra ao TED que rapidamente viralizou, ultrapassando a marca de 1,7 milhão de visualizações. A última fala do vídeo, “A morte é um dia que vale a pena viver”, se tornou o título do livro que, desde seu lançamento em 2016, vem conquistando um público cada vez maior.

Uma das maiores referências sobre Cuidados Paliativos no Brasil, a autora aborda o tema da finitude sob um ângulo surpreendente. Segundo ela, o que deveria nos assustar não é a morte em si, mas a possibilidade de chegarmos ao fim da vida sem aproveitá-la, de não usarmos nosso tempo da maneira que gostaríamos.

Invertendo a perspectiva do senso comum, somos levados a  repensar nossa própria existência e a oferecer às pessoas ao re dor a oportunidade de viverem bem até o dia de sua partida. Em  vez de medo e angústia, devemos aceitar nossa essência para que o fim seja apenas o término natural de uma caminhada.

Completamente revista e ampliada, esta edição é uma bela ode à vida e à humanidade.

 

Outubro | Mediação: Profªs Aline Carmes Kruger e Graziela Martins de Medeiros

24/10 | O feminismo é para todo mundo, Bell Hooks

Sinopse: O feminismo sob a visão de uma das mais importantes feministas negras da atualidade.

Eleita uma das principais intelectuais norte-americanas, pela revista Atlantic Monthly, e uma das 100 Pessoas Visionárias que Podem Mudar Sua Vida, pela revista Utne Reader, a aclamada feminista negra bell hooks nos apresenta, nesta acessível cartilha, a natureza do feminismo e seu compromisso contra sexismo, exploração sexista e qualquer forma de opressão.
Com peculiar clareza e franqueza, hooks incentiva leitores a descobrir como o feminismo pode tocar e mudar, para melhor, a vida de todo mundo. Homens, mulheres, crianças, pessoas de todos os gêneros, jovens e adultos: todos podem educar e ser educados para o feminismo. Apenas assim poderemos construir uma sociedade com mais amor e justiça.
O livro apresenta uma visão original sobre políticas feministas, direitos reprodutivos, beleza, luta de classes feminista, feminismo global, trabalho, raça e gênero e o fim da violência. Além disso, esclarece sobre temas como educação feminista para uma consciência crítica, masculinidade feminista, maternagem e paternagem feministas, casamento e companheirismo libertadores, política sexual feminista, lesbianidade e feminismo, amor feminista, espiritualidade feminista e o feminismo

 

Novembro |  Mediação Profª Camila Schwinden Lehmkuhl

21/11 | O sorriso de Monalisa, direção Mike Newell

Sinopse: Katherine Watson é uma recém-formanda da UCLA que foi contratada, em 1953, para lecionar História da Arte na prestigiosa Wellesley College, uma escola só para mulheres. Determinada a confrontar valores ultrapassados da sociedade e da instituição, Katherine inspira suas alunas tradicionais, incluindo Betty e Joan, a mudarem a vida das pessoas como futuras líderes que serão.

 

Dezembro | Mediação Profª Luciane de Paula Vital

19/12 | Ficção: O peso do pássaro morto, Aline Bei 

Sinopse: A vida de uma mulher, dos 8 aos 52, desde as singelezas cotidianas até as tragédias que persistem, uma geração após a outra. Um livro denso e leve, violento e poético. É assim O peso do pássaro morto, romance de estreia de Aline Bei, onde acompanhamos uma mulher que, com todas as forças, tenta não coincidir apenas com a dor de que é feita.