Leia Fahrenheit 451 com o Clube dos Livros Proibidos

17/03/2025 10:41

O primeiro encontro do ano do Clube dos Livros Proibidos vai discutir a obra Fahrenheit 451, de Ray Bradbury

Sinopse:

Guy Montag é um bombeiro. Sua profissão é atear fogo nos livros. Em um mundo onde as pessoas vivem em função das telas e a literatura está ameaçada de extinção, os livros são objetos proibidos, e seus portadores são considerados criminosos. Montag nunca questionou seu trabalho; vive uma vida comum, cumpre o expediente e retorna ao final do dia para sua esposa e para a rotina do lar. Até que conhece Clarisse, uma jovem de comportamento suspeito, cheia de imaginação e boas histórias. Quando sua esposa entra em colapso mental e Clarisse desaparece, a vida de Montag não poderá mais ser a mesma.

Um clássico da ficção científica e da literatura distópica, Fahrenheit 451 foi escrito originalmente como um conto: “O bombeiro”, contido no volume Prazer em Queimar: histórias de Fahrenheit 451. Incentivado pelo seu editor, transformou a ideia inicial em um romance, que se tornou um dos livros mais influentes de sua geração – e também um dos mais censurados e banidos de todos os tempos. Foi adaptado para o cinema duas vezes, a primeira pelas mãos do lendário cineasta francês François Truffaut, e depois para diversos formatos.

 

O encontro será realizado no dia 19 de março de 2025 às 17h, na Sala Harry Laus, localizada na Biblioteca Central/UFSC (perto da rampa de acesso, entre os banheiros e o auditório).

O Clube dos Livros Proibidos é um clube de leituras e discussões de obras literárias que tem sido objeto de censura. Para participar basta fazer a leitura da obra e comparecer ao encontro. As inscrições gratuitas serão realizadas no dia do evento.