Leia Maus com o Clube dos Livros Proibidos

25/05/2025 15:53

 

O próximo encontro do Clube dos Livros Proibidos vai discutir a obra Maus,  de Art Spiegelman

 

Sinopse:

Maus (“rato”, em alemão) é a história de Vladek Spiegelman, judeu polonês que sobreviveu ao campo de concentração de Auschwitz, narrada por ele próprio ao filho Art. O livro é considerado um clássico contemporâneo das histórias em quadrinhos. A obra é um sucesso estrondoso de público e de crítica. Desde que foi lançada, tem sido objeto de estudos e análises de especialistas de diversas áreas – história, literatura, artes e psicologia.
Nas tiras, os judeus são desenhados como ratos e os nazistas ganham feições de gatos; poloneses não-judeus são porcos e americanos, cachorros. Esse recurso, aliado à ausência de cor dos quadrinhos, reflete o espírito do livro: trata-se de um relato incisivo e perturbador, que evidencia a brutalidade da catástrofe do Holocausto.
Spiegelman, porém, evita o sentimentalismo e interrompe algumas vezes a narrativa para dar espaço a dúvidas e inquietações. É implacável com o protagonista, seu próprio pai, retratado como valoroso e destemido, mas também como sovino, racista e mesquinho. De vários pontos de vista, uma obra sem equivalente no universo dos quadrinhos e um relato histórico de valor inestimável. 

 

O encontro será realizado no dia 21 28 de maio de 2025 às 17h, na Sala Harry Laus, localizada na Biblioteca Central/UFSC (perto da rampa de acesso, entre os banheiros e o auditório).

 

O Clube dos Livros Proibidos é um clube de leituras e discussões de obras literárias que tem sido objeto de censura. Para participar basta fazer a leitura da obra e comparecer ao encontro. As inscrições gratuitas serão realizadas no dia do evento.

ENCONTRO ADIADO PARA O DIA 28/05